Fórum das cadeias de valor da agricultura familiar e turismo rural de MT

O Fórum das Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar e Turismo Rural será realizado pela SEAF e EMPAER nos dias 30 e 31 de maio, das 14:00 as 18:00 horas na Aldeia do Conhecimento sendo um evento paralelo à FIT de cunho estritamente técnico.

As inscrições são gratuitas.

No Fórum FÓRUM DAS CADEIAS DE VALOR DA AGRICULTURA FAMILIAR E TURISMO RURAL DE MT terá a apresentação de experiências de algumas Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar do Estado e contará com experiências de outros Estados do País, com palestras expositivas e participativas dos atores locais de cada cadeia proposta todo o processo.

Serão mobilizados os atores para fazerem as suas devidas apresentações para a troca de informações, dos saberes, fazeres e sabores, com apresentação expositiva com debates e discussões das experiências contemplando os problemas e soluções encontradas entre agricultores, técnicos e sociedade de interesse.

OBJETIVO

O objetivo será de valorizar e dar visibilidade ao Estado de Mato Grosso, no contexto das atividades das cadeias diversas cadeias produtivas sobretudo do turismo rural, tendo como pressupostos importante os gargalos da comercialização dos produtos já processados oriundos da agricultura familiar visando descobrir e apresentar os empreendimentos relacionados e ou interligados ao processo de produção na Agricultura Familiar e propiciar a consolidação do desenvolvimento de cada um específico e o turismo rural como atividade não agrícola.

ALDEIA DO CONHECIMENTO

DIA: 30\05 – Quinta-feira.

14h00 – Auditório dos Minerais – Piso da terra CONEXÃO FIT – Cases de sucesso no turismo de Mato Grosso 

14h00 – Sala 01 – Piso das águas Lançamento do selo – Amigo da melhor idade. ABCMI 

14h00 – Sala 11 – Piso do sol Painel de artes visuais – Cartão de visitas para o Turismo em Mato Grosso. Artemat

16h00 – Auditório das Árvores WORKSHOP VITRINE DIGITAL: Redes Sociais como estratégia de mercado para artesãos. Palestrante: Betina Monnerat

16h00 – Sala 08– Piso das Águas Anuário ABLA

18h00 – Sala 11 – Piso do sol Importância do Guia de turismo, na experiência do turista Palestrante: Irmã Carla

ENCONTRO DE SECRETÁRIOS E DIRIGENTES DA AGRICULTURA DE MATO GROSSO E SERVIDORES DA EMPAER

07h00 – Inscrições Coffee Break 07h30 – Apresentação cultural (Siriri ou CTG – homenagem ao RS)

08h00 – Início – Abertura – Oficial  Representante SEBRAE – MT;  Representante da AMM;  Divino Martins de Andrade – Presidente da FETAGRI  Representante da EMBRAPA;  Felipe Wellaton – Secretário Adjunto de Turismo de Mato Grosso;  Luciane Bertinatto Copetti – Secretária Adjunto de Turismo de MT;  Suelme Evangelista Fernandes – Presidente da EMPAER – MT;  Luiz Artur de Oliveira Ribeiro – Secretário de Agricultura Familiar de MT SEAF;  Fábio Garcia – Secretário Chefe da Casa Civil de Mato Grosso  Neri Geller – Secretario de Política Agrícola – MAPA;  Carlos Henrique Baqueta Fávaro – Ministro da Agricultura e Pecuária MAPA  Otaviano Pivetta – Vice Governador de Mato Grosso.

09h00 TEMA: Políticas Públicas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – EMPAER para a Agricultura Familiar e Turismo Rural em Mato Grosso  Suelme Evangelista Fernandes – Presidente da Empresa Mato- grossense de Pesquisa – EMPAER.

09h30 TEMA: Políticas Públicas da Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso – SEAF para a Agricultura Familiar e Turismo Rural em Mato Grosso  Luiz Artur de Oliveira Ribeiro – Secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso – SEAF

10h00 TEMA: Momento de debate e discussão e conclusão entre os participantes

11h30 – Encerramento FÓRUM DAS CADEIAS DE VALOR DA AGRICULTURA FAMILIAR E TURISMO RURAL.

13h30 Tema: Cadeia de Valor do Café de Mato Grosso Palestrantes: Thiago Tombini Engenheiro agrônomo – Extensionista Rural da EMPAER e Ana Aparecida Bandini Rossi Coordenadora do ProJeto REM/MT da Associação Sol Nascente de Alta Floresta Mediador: Márcio Kuhn Diretor de Pesquisa da EMPAER.

14h00 Tema: A Cadeia de Valor do Pequi com Foco nos Insumos e Produção e as Experiências na Agroindústria do Sítio Boca do Mato em Mambaí – GO. Palestrantes: – Clodoaldo Maccari –Técnico da EMPAER de Gaúcha do Norte – (Viveirista de Pequi) e Iasminy de Paula Berquó – Proprietária do Sítio Boca da Mato – (Agroindústria de Pequi), Município de Mambaí – GO. Mediadora: Dalva Cristina do Nascimento – Proprietária do Empreendimento de Turismo Rural Estância Recanto dos Sonhos.

14h30 Tema: Certificação de Produtos de Origem Animal em Agroindústrias de Pequeno Porte. Palestrante: Priscila Sinhori – Médica Veterinária Gerente da SUSAF – SEAF – MT e Carine Baggio – FEDFs. Médica Veterinária. INDEA CISPOA. Mediadora: Fernanda Rocco – FEDFs. Médica Veterinária. INDEA CISPOA.

15h00 Tema: Cases de Sucesso – Queijarias e queijos mato-grossenses premiados. Palestrante: Silas Vicente Barbosa Júnior – Proprietário da Fazenda e Queijaria – “Quinta da Cartucheira”, e Valéria Pires – Coordenadora de Competitividade do SEBRAE. Mediador: José Eugênio – Secretário de Turismo de Nossa Senhora do Livramento.

15h30 Tema: Os desafios para o desenvolvimento da Cadeia de Valor do Cacau em Mato Grosso Palestrantes: Clovis Cardoso Secretário Adjunto da Agricultura Familiar de Mato Grosso e Thaíse Germano – Empresa Chocolate Biomas. Mediador: Fabrício Tomaz Ramos Engenheiro Agrônomo Pesquisador EMPAER – MT.

15h50 Tema: As Interfaces das Caminhadas na Natureza com o Turismo Rural e Agricultura Familiar Palestrante: Airton Violento – Ex-presidente da ABRATUR Rio e da ANDA BRASIL, Consultor de Turismo e Empresário de Turismo de Silva Jardim – RJ – Articulador da Rede REDE TRAF e Romoaldo Povroznik Júnior – Secretário de Turismo de Primavera do Leste – Rota Mística de peregrinação da América do Sul – Caminhos Reais em Mato Grosso. Mediadores: Aline Moraes Cunha – Turismóloga – Atual Presidente da ANDA BRASIL, Consultora de Turismo do Rio Grande do Sul, Articuladora da Rede TRC e REDE TRAF, e Rafael Freitag – Turismólogo – Ex Presidente da ANDA BRASIL, Consultor de Turismo de Santa Catarina – Articulador da Rede REDE TRAF.

16h20 Tema: Rede TRC – Rede de Turismo Rural Consciente Palestrante: Aline Moraes Cunha – Turismóloga – Atual Presidente da ANDA BRASIL, Consultora de Turismo do Rio Grande do Sul – Articuladora da Rede TRC e REDE TRAF. Mediadores: Airton Violento – Fundador da ABRATUR Rio e da ANDA BRASIL, Consultor de Turismo e Empresário de Turismo de Silva Jardim – RJ – Articulador da Rede REDE TRAF e Rafael Freitag – Turismólogo – Ex Presidente da ANDA BRASIL, Consultor de Turismo de Santa Catarina – Articulador da Rede REDE TRAF.

16h40 Tema: Turismo Rural Regenerativo, Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar – REDE TRAF Palestrante: Rafael Freitag – Turismólogo – Ex Presidente da ANDA BRASIL, Consultor de Turismo de Santa Catarina – Articulador da Rede REDE TRAF. Mediadores: Airton Violento – Fundador da ABRATUR Rio e da ANDA BRASIL, Consultor de Turismo e Empresário de Turismo de Silva Jardim – RJ – Articulador da Rede REDE TRAF e Aline Moraes Cunha – Turismóloga – Atual Presidente da ANDA BRASIL, Consultora de Turismo do Rio Grande do Sul – Articuladora da Rede TRc e REDE TRAF.

17h10 Tema: Produtos da BioEconomia (extrativismo vegetal) Palestrantes: Leonardo Vivaldini dos Santos – Engenheiro Florestal da SEAF e Paulo Nunes Projeto Mangap (Castanha da Amazônia Indígena do Povo Zoró) indígena zoró COOPERAPIZ Mediador: Rosilene Rodrigues Maruyama – Presidente de COOPANSAL

18h00 Encerramento

CONVERSA COM ESPECIALISTAS

DIA: 31\05 – Sexta-feira.

14h00 – Sala 12 do Piso do Sol Tema: Turismo rural – caminhadas na natureza como Estratégia para o turismo rural consciente e turismo rural regenerativo.

14h00 – Sala 15 do Piso do Sol Tema: Agricultura Familiar – Linhas de Créditos e Crédito Fundiário.

14h00 – Sala 16 do Piso do Sol Tema: Turismo Rural – Socialização dos projetos de extensão na zona rural de Nova Xavantina para pequenos atrativos (cachoeiras, cursos d’água).

15h00 – Sala 12 do Piso do Sol Tema: Agricultura Familiar – noções gerais sobre prevenção e combate aos incêndios florestais (prevfogo).

15h00 – Sala 15 do Piso do Sol Tema: Agricultura Familiar – Informações Gerais sobre a Cadeia Produtiva do Mel – Meliponídeas (Abelhas sem Ferrão) e Apis Melífera (Abelhas com Ferrão).

15h00 – Sala 16 do Piso do Sol Tema: Agricultura Familiar – Criação de Tilápias em Tanques Elevados. 

16h00 – Auditório dos Minerais – Piso da terra Painel: Etnoturismo em Mato Grosso Palestrante: Maurício F. de Almeida – Coordenação Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento – CGETNO – FUNAI-DF 

14h00 – Sala 11 – Piso do sol Painel: ESG para Hotelaria Palestrante: Vicente Rodrigues 

15h00 – Sala 08 – Piso das águas Roda de conversa e integração – Juventude na reserva da Biosfera do Pantanal.

15h30 – Sala 11 – Piso do sol Palestra: Formas de retenção e desenvolvimento de equipe para Hotelaria Palestrante: Luiz Roberto Carnier

16h00 – Sala 08– Piso das Águas WORKSHOP BIOMIMÉTICA: Como trabalhar atributos naturais na construção de peças exclusivas. 16h00 – Auditório das Árvores – Piso da terra Roda de conversa: Papo de pescador

16h00 – Sala 01 – Piso das águas Painel – “Elas e o Agro”

Fonte: Da Redação LevergerOnLine – Site FIT PANTANAL

Clique AQUI, entre no Grupo do WhatsApp do LevergerOnLine e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =