PEN CLUBE DO BRASIL região Centro-Oeste.

O QUE É O PEN
O PEN é a maior entidade de ESCRITORES DO MUNDO. Uma entidade que foi fundada em 05 de outubro de 1921 em Londres, Inglaterra – atualmente com 102 para 103 anos, ininterruptos de existência. Com assento na ONU desde 1949, onde fala em nome de todas as entidades literárias do mundo, e na UNESCO desde 1978. Composta de 145 centros em 102 países.
O PEN defende – e muitas vezes fornece apoio essencial – aqueles que são perseguidos pela sua escrita. Desafiando o velho estereótipo dos escritores – de que são reclusos, antissociais, focados apenas no texto que têm diante de si. O PEN envolve-se energicamente com o mundo, não apenas lutando com a história, mas fazendo-a: escrevendo -a.
O PEN enfrentou quase todas as ameaças imagináveis à liberdade de expressão, incluindo a repressão estalinista, a apostasia, a difamação criminal, a censura, a legislação que restringe a expressão.
Ao promover a literatura, ao defender a liberdade de escrita, acreditamos que estamos a construir pontes para a formação de uma cultura para a paz, que venha a permitir o ambiente criativo necessário para a escrita inspirada das gerações futuras.
No Brasil, há 87 anos, sua sede é no Rio de Janeiro, na Praia do Flamengo. Fundada que fora pelo teatrólogo e romancista Cláudio de Sousa, já teve e possui afiliados consagrados na literatura brasileira como: Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Austregésilo de Athayde, Carlos Heitor Cony, José Mindlin, José Sarney, João Ubaldo Ribeiro, Paulo Coelho, Nélida Piñon, Carlos Nejar, Antonio Carlos Secchin, Deonísio de Souza, Ricardo Cravo Albin, entre outros.
Em junho de 2023, a Poeta e Ativista Cultural Delasnieve Daspet, tomou posse como Sócia Efetiva, eleita que fora em agosto de 2022, e no ato lhe foi informado pelo Presidente da Entidade que o mesmo obtivera licença da Diretoria Internacional para a criação de novos escritórios do PEN no Brasil, e que o primeiro seria no Centro Oeste. Delasnieve Daspet iria dirigir e coordenar esse momento nesta região do nosso país.
Em 06 de novembro de 2023 foi instalada em Campo Grande-MS, e passou-se a formação nos estados que compõe o Centro-Oeste, sendo o primeiro o Mato Grosso, com a indicação do Poeta Airton dos Reis Junior, já membro efetivo do PEN CENTRO-OESTE, em Campo Grande, convidado para representar o PEN CLUBE DO BRASIL – Região Centro-Oeste, no estado de Mato Grosso.

O Cacerense Mariano Leal, grande incentivador das caminhadas de longo curso, teve o currículo literário analisado e aprovando para tomar posse no PEN CLUBE DO BRASIL região Centro-Oeste, e nos convidou para o evento de posse que acontecerá dia 14 de março, às 19h30, no Teatro Zulmira Canabarro, em Cuiabá.

Parabenizamos Mariano Leal e os demais escritores de Mato Grosso pela conquista e por bem nos representar!

Caminho de Santa Dulce dos Pobres - Sergipe.

Fonte: Da Redação LevergerOnLine / Mírian Ferraz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =